Divisórias de Ambientes Residenciais: 4 exemplos pra você usar em sua casa

Divisórias de Ambientes Residenciais: 4 exemplos pra você usar em sua casa

Na hora de construir ou reformar o que mais queremos são ambientes modernos, aconchegantes e, claro, funcionais.  Muito mais do que uma decoração bem planejada e harmoniosa, queremos que os elementos agreguem beleza e praticidade ao nosso dia a dia.

E nesse sentido, a tendência de cômodos integrados está muito em alta, por proporcionar justamente esse conceito de conexão entre os cômodos de uma forma mais leve e descontraída.

E diante de tantas opções de divisórias de ambientes residenciais do mercado, os cobogós de cerâmica, ou elementos vazados, como também são chamados, surgem como uma das alternativas mais apropriadas para quem pretende dividir os ambientes sem comprometer a decoração.

Por que cobogós de cerâmica são as melhores opções de divisórias de ambientes residenciais?

Considerado um clássico da arquitetura na década de 1950, os cobogós, que fizeram muito sucesso no passado, ganharam novas versões e, hoje, tornaram-se os queridinhos dos decoradores.

Esses charmosos blocos vazados foram inspirados em elementos da arquitetura árabe e assim batizados pelos seus criadores, a partir de suas iniciais: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góes. CO-BO-G, mas bem antes, na década de 1920.

A inspiração veio do muxarabi (Mashrabiya): elemento da arquitetura árabe, que consiste em treliças de madeira instaladas nas sacadas e janelas das casas, no intuito de permitir a abertura destas sem para tanto, possibilitar que as mulheres fossem vistas da rua.

Os três moravam em Recife, no início do século, trabalhavam na construção civil, e a criação foi uma solução para amenizar as condições climáticas no interior das casas nordestinas, e levantar paredes sem vedar a entrada de ar no ambiente.

Além de agregar estilo e funcionalidade à decoração, o cobogó é um componente que garante a iluminação solar e a ventilação natural para dentro de casa. Tudo isso sem diminuir a privacidade dos ambientes, mantendo a integração dos espaços.

Uma parede feita com esses elementos vazados em cerâmica podem produzir lindos efeitos de luz, dependendo da estação do ano e da posição do sol. As luzes artificiais também produzem efeitos belíssimos, já que ela é incidida tanto no interior do ambiente, quanto no exterior.

Por esses e outros motivos que na hora de escolher as divisórias de ambientes residenciais ideais para a sua casa, os cobogós de cerâmica são a sua melhor escolha. Uma grande vantagem desse tipo de elemento vazado é que ele não separa os cômodos como uma parede sólida, onde não conseguimos visualizar o outro lado.

Muito pelo contrário, os cobogós também servem como um componente que separa e dá continuidade ao ambiente ao mesmo tempo de forma elegante e muito natural.

Se você gosta desse tipo de decoração, mas não tem a mínima ideia de como aplicá-los na sua casa, neste post vamos te explicar um pouco sobre os cobogós em cerâmica, quais os ambientes mais apropriados para aplicação, além das melhores e mais lindas opções do mercado:

Os cobogós em cerâmica podem ser aplicados em vários ambientes?

A resposta para essa pergunta é SIM!

Os cobogós que, no início da sua criação eram feitos apenas de cimento, hoje em dia, são fabricados dos mais diversos materiais. Quando falamos sobre divisórias de ambientes residências, entre os mais utilizados estão justamente eles: os cobogós de cerâmica esmaltados, que podem ser aplicados tanto em ambientes externos quanto internos.

Sem contar que eles são produzidos nas mais diversas cores, o que possibilita combinar com diferentes tipos de decorações, deixando os ambientes ainda mais charmosos.

Em uma área externa, como a fachada de uma casa residencial, por exemplo, os cobogós em cerâmica permitem a passagem de luz, além de possibilitarem uma visualização do lado de fora da casa.

divisorias de ambientes residenciais
Parede de cobogós na fachada fica um charme

O mais legal é que se você curte um estilo vintage, com uma parede de cobogós em cerâmica, a decoração dos ambientes fará referência a década de 50, auge desse conceito. Mas, não é só isso!

O melhor de tudo é que os cobogós esmaltados não danificam com facilidade, já que, por serem esmaltados, resistem as ações do tempo, como sol e chuva.

divisórias de ambientes residenciais
Divisória de ambientes residencias em cozinha garantem discrição e beleza

Em ambientes internos, eles decoram e tornam os cômodos visualmente bem mais interessantes e harmoniosos. Aliás, esse material é também uma alternativa para uma construção mais sustentável, além de possuir um excelente custo-benefício.

Cobogós de cerâmica ficam perfeitos em áreas de lazer

divisorias de ambiente residenciais
Área de lazer com parede de cobogós

Ter uma área de lazer em casa é o desejo de muitas pessoas. Afinal, nada melhor do que reunir os amigos ou familiares em volta da piscina ou churrasqueira em um final de semana. De forma geral, esse espaço fica separado da casa principal ou é um anexo.

Assim como os demais cômodos da casa, esse ambiente merece uma atenção especial no que diz respeito à decoração. Sempre pensamos em tudo: no azulejo, nos móveis e na cor das paredes. Porém, muitas vezes, deixamos os banheiros de lado.

Em um espaço de integração onde acontecem reuniões sociais e refeições não é muito agradável ter banheiros muito perto, mas nem sempre é possível construí-los em algum local distante, deixando as pessoas desconfortáveis ao usá-los.

Para resolver esse problema, entra em cena as divisórias de ambientes residenciais em cobogós de cerâmica. Uma parede de elementos vazados é a opção perfeita para quem quer garantir privacidade e uma decoração diferenciada.

Na Burguina Cobogós, você encontra os mais diversos modelos, aplicações e cores para deixar a sua área de lazer muito mais bonita e moderna.

Como escolher os cobogós de cerâmica ideais para cada ambiente?

Na hora de escolher divisórias de ambientes residenciais em cobogó de cerâmica nem sempre é fácil. Isso porque, o que não faltam são belas opções no mercado. A verdade é que também ficamos em dúvida se aquele modelo escolhido é o correto para aquele ambiente.

Então, para te ajudar, separamos algumas das melhores opções do mercado e quais ambientes elas são mais adequadas:

Linha Twist: a melhor opção de divisórias de ambientes em cobogós de cerâmica

Clássico e, ao mesmo tempo, moderno, o cobogó em cerâmica esmaltado na cor branca da Linha Twist da Burguina Cobogó é perfeito para ser usado em ambientes, como cozinha e área de serviço, já que essa tonalidade transmite a ideia de limpeza e neutralidade, que é, na maioria das vezes, a proposta desses espaços.

Instalar esse tipo de divisórias de ambientes residenciais é ideal para quem gosta de receber visitas de amigos e familiares, mas nem sempre consegue deixar tudo em ordem. Quem é dona de casa sabe que, com a correria do dia a dia e com os compromissos profissionais, nem sempre conseguimos manter uma organização como gostaríamos.

E é justamente entre a cozinha e a área de serviço que, muitas vezes, deixamos aquela baguncinha, não é mesmo? De um modo geral, esse espaço da casa tende a não ser tão bonito e perfeitamente organizado.

Então, para não fazer feio com as visitas, uma divisória de ambiente em cobogós de cerâmica pode solucionar esse problema. Para você não errar na hora de fazer a aplicação nesses locais, nós, da Burguina Cobogós explicamos para você como assentar as peças:

A cada duas fileiras de cobogós na horizontal aplique vergalhão de 3/16 polegadas (4,8 mm) fixando-o na parede lateral onde ele será assentado.

Caso for usado balcão ou bancada sobre os cobogós, uma dica é aplicar os vergalhões na vertical entre cada uma das juntas dos cobogós. Fixe-os no chão e na bancada. Já para as aplicações internas, não se esqueça de utilizar argamassa para revestimento cerâmico do tipo AC2 e para aplicações externas do tipo AC3.

Se você quer deixar sua casa muito mais linda e aconchegante, aposte no cobogó branco Burguina Cobogó em cerâmica esmaltado.

Linha Andorinha: perfeita para área de lazer e entrada da casa

divisorias de ambientes residencias
Charme e elegância para o hall de entrada com divisórias de ambientes residenciais

Para quem pretende instalar divisórias de ambientes residenciais na área de lazer ou na entrada da casa, a Linha Andorinha da Burguina Cobogó vai te surpreender.

Ela foi inspirada em um dos projetos mais famosos de Athos Bulcão, pintor, escultor, desenhista e artista brasileiro, que revestiu a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, com seus famosos azulejos azuis de várias tonalidades.

divisórias de ambientes residenciais
Igreja de Nossa Senhora de Fátima, com painel de azulejos de Athos Bulcão. Brasília,

Atualmente, ela está entre os pontos turísticos mais visitados de Brasília, sendo que o desenho de andorinhas nos azulejos tornou-se o cartão de visita de capital federal. Por tudo que esses símbolo representa, a Burguina Cobogó fez questão de desenvolver uma Linha que pudesse refletir a paz e a energia positiva que a igreja transmite aos fiéis.

Diferente da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, a Linha Andorinhas apresenta cobogós de cerâmica na cor amarela. O mais interessante dessa coleção é que dá para brincar com esses elementos vazados amarelos e com uma junta na cor branca, tanto para áreas de lazer e entrada das casas.

A grande vantagem dessas divisórias de ambientes residenciais é que, por possuir uma cor bem alegre e vibrante, chama a atenção e causa um impacto bem positivo nos visitantes.

Deixe a área de lazer e a entrada da sua casa muito mais estilosa com a Linha Andorinha. Esses e outros cobogós em cerâmica você encontra na loja virtual da Burguina Cobogó. Acesse o nosso site e surpreenda-se.

Leave a reply