Parede de Cobogó: Faça Você Mesmo 

Parede de Cobogó: Faça Você Mesmo 

 

Está pensando em renovar um determinando ambiente da sua casa com a instalação de uma PAREDE DE COBOGÓ, mas não quer gastar muito?

Uma ótima opção para você que não quer ou não pode investir na contratação de um profissional, é a bricolagem ou o velho e conhecido FAÇA VOCÊ MESMO!

Se você acha que essa pequena obra pode gerar grandes transtornos para sua família e atrapalhar a sua rotina, está muito enganado! Hoje em dia, existem materiais de fácil manuseio e rápida aplicação que te ajudam a construir uma divisória de ambiente residencial de forma simples e muito prática.

Estamos falando dos cobogós de cerâmica. Isso mesmo!

Para você que pretende separar de maneira sutil um determinando ambiente, sem diminuir o espaço ou sem comprometer a decoração do ambiente, uma parede de cobogós de cerâmica é a alternativa perfeita para a sua casa.

Isso porque, esses elementos vazados em cerâmica garantem leveza aos ambientes e permitem que a ventilação existente não seja bloqueada, mas que flua tranquilamente pelos espaços. Além disso, uma parede de cobogó esmaltado permite uma separação dos cômodos, mas ainda sim mantendo uma integração charmosa e muito sofisticada.

No post de hoje, a arquiteta Sharmila Costa vai ensinar o passo a passo de como construir uma parede de cobogós. Para a instalação, o modelo escolhido foi o amarelo por proporcionar um toque mais alegre e divertido ao ambiente.

Além disso, Sharmila escolheu a sala para a instalação da parede de cobogó por ser um centro vital dentro da harmonização do ambiente e do Feng  Shui.

parede de cobogó
A arquiteta Sharmila Costa ensina a construir divisórias de ambientes residenciais

Mas, se já ouviu falar, porém não sabe o que são e como esses elementos vazados surgiram, vamos te contar como eles se tornaram um clássico da decoração dos anos de 1950 e 1960 e, após décadas, ainda são a sensação de decoradores.

O que é Cobogó?

Se você quer instalar uma parede de cobogó na sua casa, mas não tem ideia da sua história, saiba que ele é uma peça autenticamente brasileira, que começou a ser usada na década de 1920 na região Nordeste do país.

Projetada por Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góes, a proposta era vedar ambientes, mas manter uma vedação sútil, que deixasse passar a luz e a ventilação nos cômodos. Aliás, esses blocos encantadores muito charmosos são mais importantes do que pensa.

Se você já foi a Brasília, possivelmente os viu em vários prédios da capital federal. Mas, se ainda não conhece a cidade mais importante do país, saiba que os cobogós fazem parte da construção de Brasília e foram incorporados nos projetos de Lúcio Costa, famoso arquiteto do Plano Piloto de Brasília.

Para quem pensa que os cobogós não são tão utilizados assim, com certeza você já os viu em outras versões, como de cimento, muito usado em fachadas de prédios e residências nas mais diversas regiões do país.

Agora, prestes a completar 100 anos, eles ganham destaque em outros materiais, como cerâmica, por exemplo, que os tornam um elemento elegante e muito mais fácil de aplicar na hora de construir divisórias de ambientes residenciais.

Parede de cobogó com a Linha Twist

Por serem de cerâmica, os elementos vazados da Linha Twist da Burguina Cobogó possuem uma tintura esmaltada, que permite uma releitura dessa peça, facilitando a incorporação na decoração de interiores.

O mais interessante da Linha Twist da Burguina Cobogó é que esses blocos possuem o mesmo desenho em alto relevo na frente e no verso. Depois que sua divisória de ambiente estiver concluída, você perceberá que é possível fazer estruturas de diferentes formatos, dependendo da posição das peças.

Por isso, essa linha é perfeita e combina com os mais diferentes ambientes internos. Mas, não é só isso! Os detalhes das cobogós esmaltados da Linha Twist são tão incríveis, que até a parte interna das laterais das peças é feita em cerâmica, fazendo com que seu projeto tenha um perfeito acabamento.

Uma das vantagens é que na hora de comprar a argamassa para a sua parede de cobogós, você pode usar a comum, pois ela vai aderir perfeitamente nessas partes, que são lisas.

Onde instalar uma parede de cobogós?

A Linha Twist da Burguina Cobogó é muito versátil e, por isso, combina com vários ambientes, como cozinha, área de lazer, área de serviço e também em salas de televisão. Nesse caso, se você quer isolar esse ambiente, mas manter a integração dos espaços, uma parede de cobogós nesse cômodo fica muito interessante.

Isso porque, ela proporciona uma certa privacidade, mas permite a passagem da iluminação e ventilação. Para esses ambientes, na Burguina Cobogó você encontra uma variedade de cores e modelos para construir suas divisórias de ambientes.

Passo a passo para a construção da parede de cobogó

parede de cobogó
Não deixe de verificar o nivelamento da parede e chão

Depois de entender um pouco mais sobre os cobogós e suas possibilidades de aplicações, vamos ao passo a passo. Para a aplicação correta da sua divisória de ambiente é preciso que você siga todas as etapas.

Então, mãos à obra!

1º Passo – Verifique o nivelamento da parede e chão                                      

parede de cobogó
Deixe pronto os furos que vão receber as armações de ferro

Antes de começar a instalar sua parede de cobogó, observe se ela está nivelada, porque se estiver torta, você terá que compensar na massa. Por isso, é importante utilizar o prumo e também o nível.  

2º Passo – Prepare os furos da armação em ferro   

parede de cobogó
Fixe o ferro na vertical

O primeiro passo é deixar pronto os furos que vão receber os vergalhões de 3 por 16 polegadas para armar a parede. Após isso, uma dica é fazer o furo com uma furadeira a cada duas fileiras para fixar os vergalhões e depois subir a estrutura de cobogós.

3º Passo – Faça a fixação em ferro na vertical                    

parede de cobogó
Materiais utilizados na construção da parede de cobogós

Se a parede for do piso ao teto, é importante que você fixe o ferro no chão e também no teto. O processo é o mesmo, faça os furos e fixe com alvenaria. Fure a cada duas fileiras e faça a fixação desse vergalhão e depois suba a parede.   

4º Passo – Fique atento aos materiais utilizados                                  

parede de cobogó
Prepare a argamassa para dar início a construção

Para que não haja contratempos, é importante que você tenha todos os materiais necessários para construir sua parede de cobogó esmaltados. Então, anote item por item e não esqueça de nada:

– Material de bricolagem, como martelo, espátula de pedreiro, chave de fenda, martelo emborrachado para ajudar a nivelar e, claro, os cobogós de cerâmica da Burguina Cobogós;

– Bucha, materiais para colocar água e massa, luvas de borracha, material para limpar, cruz, estilete, espaçadores de 10 milímetros. Esse último, é importante para manter o espaçamento igual para que você não precise ficar calculando um por um;

– Rejunte. Você pode comprar já pigmentado ou o normal e misturar com água;

– Havaiana. Sim, isso mesmo! Esse item vai te ajudar a frisar o rejunte e deixar a argamassa nivelada.

– Vergalhões, que são os ferros de sustentação da sua divisória de ambiente;

– Argamassa. Compre uma cor que pode ser usada na superfície e que tenha essa esmaltação de vitrificarão;   

5º Passo – Prepare corretamente a argamassa               

parede de cobogó
Inicie o assentamento da parede de cobogós

Na hora de preparar a sua massa para a construção da sua parede de cobogó, o fabricante recomenda a utilização de 4 litros de água para 20 quilos de argamassa;

Uma dica importante é não perder o ponto da massa, que é semelhante a uma massa de bolo, que você consegue pegar na colher e jogar. Então, coloque o cimento e vai colocando a água devagar até chegar no ponto certo.

Atenção:  não pode ter água escorrendo na massa, pois ela tem que aderir e já sustentar ao colocá-las nos cobogós de cerâmica. A massa precisa ficar homogênea, sendo que ela demora cerca de um dia para ela secar. A dica é preparar sempre a argamassa na hora para ela ficar fresca, não desidratar e não perder a água.

Lembrando que na primeira fiada vamos colocar massa no chão e na lateral também.  Antes disso, coloque os parafusos nos furos para fixar a primeira fiada.

6º Passo – Inicie o assentamento dos cobogós                 

parede de cobogó
Durante o construção e vai limpando a sujeira

Na hora de assentar, pegue uma quantidade rasa da massa e espalhe no meio de onde vai ser assentado esse cobogó, porque depois que colocar o bloco ela vai espalhar proporcionalmente dos dois lados.

Como é a primeira fileira fiada, os cobogós precisam ter uma quantidade rasa de uma colher na lateral da peça. Cuidado para não virar e derrubar. Depois disso, coloque o nivelador para ver se está tudo certo e ajuste, se necessário.

Tire o excesso de massa e reaproveite. A segunda fiada é o mesmo jeito: coloque todos os lados iguais. Fique atento aos espaçamentos e sempre utilize o nivelador.

Uma dica é tirar a parte do lacre, colocá-lo no espaço para que você consiga encontrar o nível certo e, assim, dar continuidade na instalação da sua parede de cobogó.

Após isso, confira novamente com o nivelador e continue a construção. É importante lembrar que os espaçadores já são recuados e, portanto, não precisa tirá-los, pois não aparece no rejunte, ele fica dentro da massa.

7º Passo – Faça o assentamento e já limpe tudo                            

parede de cobogó
Mantenha os blocos organizados próximos a você

Tire o excesso da argamassa com a colher de pedreiro e já vai limpando o espaço, que facilitará muito na hora de limpeza final. Já vai limpando a peça também, porque dessa forma ela não risca.

Na segunda fiada é a mesma coisa: começa colocando argamassa na lateral e nas peças que já foram assentadas.


8º Passo – Deixe os blocos já organizados antes de assentá-los               

parede de cobogó
Continue o assentamento

Para facilitar a instalação já deixe os blocos próximo a você na posição que serão assentados.

9º Passo – Dê sequência ao assentamento                    

parede de cobogó
Faça a aplicação dos vergalhões

 Continue os trabalhos de assentamento e capriche bastante na lateral, porque é uma parte que vai ficar aparente.

10º Passo – Aplique os vergalhões 3/16 polegadas                        

parede de cobogó
Dê uma pausa para a argamassa secar

Agora já na terceira fiada, vamos seguir as especificações da Burguina Cobogó, que orienta já colocar os vergalhões para armar essa parede; lembrando que o furo já foi feito. Não se esqueça do espaçador para ficar a mesma espessura do rejunte.

A peça da Burguina já vem com um vão justamente para a colocação do vergalhão. Coloque a argamassa e encaixe no buraco, sendo que os espaçadores vão ajudar a nivelar também. Dê continuidade ao processo de fixação dos cobogós.

11º Passo – Pause para argamassa curar                             

parede de cobogó
Finalize a instalação

Quando você estiver na quarta fiada, segundo as especificações da Burguina Cobogó é importante você dar uma pausa para essa massa dar uma endurecida e continue posteriormente a construção.  Pronto! Fase 1 terminada!

Para rejuntar, aguarde 48 horas.

12º Passo – Finalize       

parede de cobogó
Faça a aplicação do rejunte           

Chegamos à fase final da instalação. Uma dica muito importante é dar uma pausa para essa argamassa ficar mais rígida, entre um e dois dias. Após esse período, volte e coloque a última fiada e deixe descansar mais 48 horas.

13º Passo – Aplique o rejunte                  

Na hora de aplicar o rejunte, uma opção é usar um saco plástico com uma abertura, igual de confeiteiro.

Quem preferir usar um rejunte comum, é só colocar um pouco de água e ir misturando e colocando mais água ou rejunte, se necessário. Lembre-se que a massa deve ser coesa, não pode empedrar e nem ficar escorrendo.

Depois de finalizar esse processo, é só curtir a sua parede de cobogós. Fácil, não é?

Então, acesse a loja virtual da Burguina Cobogó e conheça as diversas opções de cobogós em cerâmica.

Se preferir ver o vídeo para entender o processo, é só clicar abaixo:

Então, acesse a loja virtual da Burguina Cobogó e conheça as diversas opções de cobogós em cerâmica esmaltada.

Leave a reply